A autoestima é um conceito subjetivo que pode ser definido como a opinião que temos de nós mesmos. É algo que está constantemente em evolução e que pode ser afetado por diversos fatores, internos e externos.
Uma das principais preocupações da sociedade atual é o excesso de importância que se dá à aparência física. Isso faz com que muitas pessoas busquem alternativas para melhorar o seu aspecto, sendo a cirurgia plástica uma das opções mais escolhidas.
Mas será que a cirurgia plástica realmente melhora a autoestima? Este artigo irá abordar os principais motivos pelos quais as pessoas optam por uma cirurgia plástica, os riscos envolvidos e os possíveis resultados, tanto positivos quanto negativos.
Cirurgias plásticas e a autoestima
Cirurgias plásticas são muito comuns nos dias de hoje e podem ser feitas por diversos motivos, seja para corrigir alguma imperfeição ou para simplesmente melhorar a aparência. Mas será que elas realmente melhoram a autoestima?
A verdade é que cirurgias plásticas podem sim melhorar a autoestima de algumas pessoas, especialmente aquelas que estão insatisfeitas com alguma parte do seu corpo.
No entanto, é importante lembrar que elas não são mágicas e que não vão resolver todos os problemas da pessoa. Além disso, é preciso ter cuidado para não ficar viciado em cirurgias e acabar fazendo mais do que o necessário.
Portanto, se você está insatisfeito com alguma parte do seu corpo e está pensando em fazer uma cirurgia plástica, converse primeiro com um especialista para saber se realmente é necessária e se ela poderá te ajudar a melhorar sua autoestima.
O que influencia a nossa autoestima?
A nossa autoestima é influenciada por vários fatores, como a nossa aparência, as nossas relações interpessoais, o nosso sucesso profissional e o modo como lidamos com as adversidades da vida.
Ter uma boa autoestima é importante para o nosso bem-estar físico e mental, pois estar bem consigo mesmo ajuda a enfrentar os problemas com mais confiança e serenidade.
Por isso é importante sempre buscar ajuda de um profissional através de sessões de terapia para assim entender quais são as causas que podem estar afetando a sua saúde mental.
Por que as cirurgias plásticas não são a solução para todos os problemas de autoestima?
As cirurgias plásticas não são a solução para todos os problemas de autoestima, porque são mudanças externas na sua aparência e de primeiro momento podem ter muitos efeitos colaterais e inchaços pós cirurgia.
Além disso, as cirurgias plásticas não podem mudar a maneira como você se sente por dentro. Se você não estiver feliz com a maneira como é, uma cirurgia plástica, como uma rinoplastia, pode melhorar sua aparência, mas isso não significa que você vai se sentir melhor consigo mesmo.
As cirurgias plásticas não são a solução para todos os problemas de autoestima, pois podem ser uma questão mental.
Algumas pessoas podem sentir que precisam de uma cirurgia para se sentirem melhor consigo mesmas, mas isso pode não ser a solução para o seu problema.
Se você tem baixa autoestima, é importante procurar ajuda de um profissional da saúde mental antes de tomar qualquer decisão sobre cirurgia plástica.
Casos de Sucesso: Rinoplastia
A rinoplastia, ou cirurgia plástica do nariz, é uma das cirurgias mais populares entre os americanos. Em 2017, mais de 218.000 pessoas nos Estados Unidos realizaram a cirurgia, de acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva (ASPS).
A rinoplastia pode ser feita por vários motivos. Algumas pessoas acham que seu nariz é desproporcional ao resto do seu rosto e desejam uma mudança.
Outras pessoas podem ter problemas respiratórios ou dor nas narinas e esperam que a cirurgia corrija esses problemas. Independentemente do motivo, a rinoplastia pode ter um impacto significativo na autoestima de uma pessoa.
Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) mostrou que as mulheres que se submeteram à rinoplastia experimentaram um aumento significativo na autoestima e na satisfação com a aparência após a cirurgia. Os homens também experimentaram esses ganhos, embora em menor grau.
Portanto, se você está considerando uma rinoplastia, é importante conversar com um cirurgião plástico certificado pelo Conselho Americano de Cirurgiões Plásticos (ASPS) para discutir seus objetivos e expectativas realisticamente.
O ASPS publicou uma lista de perguntas que você deve fazer antes da cirurgia para garantir que você esteja fazendo a escolha certa para você. São algumas delas:
- Qual é o seu nível de expectativa para a cirurgia?
- Qual é a sua motivação para realizar a cirurgia?
- Você está preparado para as mudanças físicas e emocionais que poderão surgir após a cirurgia?
Respondendo essas perguntas, você entenderá se está pronta mentalmente para continuar com o seu processo cirúrgico.