Folia segura!

February 21, 2017

 

Carnaval chegando e a folia já toma conta! Só que junto com isso vêm também alguns riscos que ficam mais evidentes nesta época do ano, a infecção por doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs.

A situação se torna mais preocupante porque uma pesquisa divulgada pelo governo revelou dados preocupantes: apenas 55% dos entrevistados usa preservativo nas relações sexuais casuais, ou seja, quando não há parceiro fixo. Atualmente, mais de seis milhões de brasileiros estão infectados com alguma DST como HIV, HPV, sífilis, gonorreia, herpes genital ou clamídia.

Desde 1994, o Ministério da Saúde distribui preservativos masculinos gratuitamente em toda a rede pública de saúde e mantém canais de comunicação na internet para informações sobre prevenção: www.facebook.com/minsaude e www.aids.gov.br. 

Fique atento às principais DSTs e como evitá-las:

HIV – transmitido em relações sexuais (vaginal, anal e oral) sem preservativos, de mãe para filho durante a gestação ou amamentação ou por objeto perfurocortante, como agulhas, sem esterilização.

HPV – vírus transmitido em relações sexuais (vaginal, anal e oral) sem preservativo. No homem causa verrugas na região do pênis e nas mulheres, na vagina, vulva e colo do útero. A doença é o principal fator de risco para o câncer de colo de útero.

Gonorreia – infecção que atinge o pênis, o colo do útero, o reto e a garganta. Quando não tratada pode causar infertilidade, dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas, entre outros danos à saúde. 

Sífilis – doença transmitida por bactéria durante relação sexual (vaginal, anal e oral) sem preservativo, transfusão de sangue ou de mãe para filho. Feridas nos órgãos genitais, íngua na virilha e manchas vermelhas na pele são alguns dos sintomas. Mulheres com sífilis devem evitar a gravidez, pois a doença pode causar má-formação e aborto.

A questão é séria e exige responsabilidade. Portanto, apesar de o discurso já estar repetitivo, o uso de preservativos em todas as relações sexuais e a manutenção dos exames de rotina é fundamental para manter a sua saúde em dia. Previna-se e ótimo Carnaval!

 

Please reload

Posts Em Destaque

Folia segura!

February 21, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

February 21, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Somos uma rede de Hospitais reconhecida e certificada por acreditadoras nacionais e internacionais. Estamos presentes nas mais importantes capitais do país: Complexo Hospitalar de Niterói e Hospital São Lucas Copacabana, no Rio de Janeiro, Hospital 9 de Julho e Hospital Santa Paula, em São Paulo e Hospital Brasília, Hospital Águas Claras e Maternidade Brasília,
em Brasília.

MAIS